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Mostrando postagens de julho, 2008

O Desafio da Educação

A definição "Alienígenas" em sala de aula continua viva, uma nova forma de Educação. De um lado os aluno, ávídos por conhecimento, e do outro, professores que os confundem com alienígenas, e com visão equivocada sobre transmissão de  conhecimento. Chegando para demonstrar minhas dúvidas, apresento os conceitos de Vigotski que afirma que no aprendizado é necessário a relação entre pessoas, não conseguiremos aprender o mundo se não tivermos o outro que nos fornecerá significados e dessa forma se acenderá a chama do conhecimento que despertará o interesse pelo buscar, conhecer e descobrir. Quando essa relação é quebrada com barreiras impostas por aquele que detêm conhecimento, que tem a função de acender a luz.

Futuros Pedagogos

O Paradigma emergente Os acontecimentos do final do século XX provocaram perplexidade e desorientação em pais e professores que se baseavam em parâmetros que se degradaram nesse período. Atitudes nostálgicas de valorização de velhos paradigmas da educação, favorecem a violência, que decorre da tentativa de enquadrar os jovens desencaminhados e reforça a falta de humildade de reconhecer o novo, e essa falta de humildade têm criado os "Alienígenas em sala de aula", que na visão do professor, são os alunos, porém, os verdadeiros alienígenas são os adultos de forma geral, pois o mundo será herdado pelos jovens, e hoje este mundo, está sendo preparado para o futuro deles, por isso, precisamos ter humildade de reconhecer as diferenças, aceitar as mudanças e descobrir formas de intervenção saudável, lembrando que a educação exige intencionalidade e recusa o espontaneísmo, portanto, devemos ter o espírito desarmado e disposto a reconstruir uma nova educação.

Tendência "Crítico-Social dos Conteúdos"

Papel da Escola: É a tarefa primordial. Conteúdos abstratos, mas vivos, concretos. A escola é a parte integrante de todo social, a função é "uma atividade mediadora no seio da prática social e global". Consiste para o mundo adulto. Conteúdos: São os conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, não basta que eles sejam apenas ensinados, é preciso que se liguem de forma indissociável. A Postura da Pedagogia dos Conteúdos: assume o saber como tendo um conteúdo relativamente objetivo, mas ao mesmo tempo "introduz" a possibilidade de uma reavaliação crítica frente a este conteúdo. Método: É preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos. Professor x Aluno: Consiste no movimento das condições em que professor e alunos possam colaborar para fazer progredir essas trocas. O esforço de elaboração de uma pedagogia dos conteúdos está em propor ensinos voltados para a in