Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2008

Freud e a Psicanálise

Psicologia da Educação I Seminário - Freud e a Psicanálise: uma ligação indissolúvel... Curso de Pedagogia – 1º Período Professora – Nivya Valente Equipe: Keitiane de Sales Rocha – Relatora Vanessa Gadelha dos Santos – Comentadora Renata Braga Gonçalves Mônica Barbosa Lesco – Relatora Raimunda Oliveira – Relatora Geralda Célia Barbosa Mauro de Oliveira Miranda – Organizador Sigmund Freud Freud também conhecido como filósofo da cultura,(1856-1939) formou-se em medicina na universidade de Viena e especializou-se no ramo da psiquiatria. Em 1878, conheceu o Dr. Joseph Breuer, seu amigo e incentivador das primeiras pesquisas no campo da Psicanálise. Em 1880, Breuer iniciou o tratamento de Anna O, com hipnose,no qual dois anos após o início o abandonou, porém, Freud dá continuidade, pois se interessava profundamente pela histeria e sua riqueza de sintomas. Freud passou a elaborar modelos interpretativos, a teorizar, a partir da relação entre ele e os pacientes. Contribuição i

Funções de Linguagem

Funções da linguagem Função emotiva (ou expressiva) centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. Função referencial (ou denotativa) centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos. Função apelativa (ou conativa) centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Função fática centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudaçõ

Despertar de um sonho

Acordei, estou iniciando, iniciando uma caminhada que certamente será cheia de obstáculos, mas com certeza saberei suplantar. As dificuldades surgidas servirão de estímulos e serão superadas, vencidas. Após essa caminhada virá a realização  de  um sonho, um sonho que quase  adormeceu em minha vida. Se adormecesse sem sonhar, morreria,  pois morrer é não sonhar, viver  é  acordar, acordar e  buscar os sonhos. Só agora consigo entender que morrer, seria o pesadelo;  sonhar,  buscar a vida;  acordar, a formação acadêmica. Mauro de Oliveira Miranda Em - 15/03/2008
"Toda educação humana deve preparar cada um a viver para os outros" Para pensar O modelo de escola rígida e autoritária que os positivistas defendiam está ultrapassado, mas vale a pena refletir sobre as idéias de Comte. Ele acreditava que a solidariedade era um impulso natural no ser humano e que a escola é um dos órgãos sociais responsáveis por promovê-la. Numa época individualista como a atual, você já pensou em conversar com seus alunos sobre a importância de sempre ter em mente que todos fazemos parte de uma sociedade?